Revista SUR

logo_sur_maior@3x

Publicada pela primeira vez há 11 anos com o intuito de aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos e ativistas do Sul Global e aumentar a sua participação no debate global, a Revista Sur tem evoluído continuamente.

Após sua 20ª edição comemorativa publicada em dezembro de 2014 – que contou com alguns dos principais nomes no mundo de direitos humanos na atualidade – a Revista Sur passou a adotar um formato mais acessível, discutindo principalmente questões contemporâneas de direitos humanos.

Atualmente cada edição da revista conta com um dossiê dedicado a temas relevantes aos direitos humanos, possui estudos de caso, abriga perspectivas institucionais de organizações da sociedade civil, como gestão, financiamento, sustentabilidade e outros tópicos, além de conter outras novas seções com trabalhos artísticos e diferentes formas de linguagem.

A partir de 2016, a Revista publicará duas edições por ano, disponíveis em três idiomas (inglês, português e espanhol).

Novo site

A fim de tornar a Sur ainda mais relevante e acessível, a revista agora é publicada majoritariamente online, através de um novo site.

De agosto a dezembro de 2015, a revista online recebeu mais de 23 mil acessos. Semanalmente, a Conectas envia e-mails e faz divulgações nas redes sociais sobre artigos da Sur, segmentando o envio de acordo com os interesses variados de diferentes grupos. Além disso uma nova política editorial, que prima por enfatizar temas atuais e relevantes, tem possibilitado a presença cada vez maior de destacadas vozes dos direitos humanos entre os autores da revista. Todas essas mudanças têm contribuído para aproximar mais leitores da Sur e intensificar a qualidade dos debates do movimento de direitos humanos.

SUR 21: GUERRA ÀS DROGAS

SUR21A 21ª edição da Revista Sur é composta por um dossiê com nove artigos originais sobre a chamada “guerra às drogas” e seu impacto sobre os direitos humanos no Sul Global. Julita Lemgruber, pesquisadora e especialista no assunto, foi a editora convidada dessa edição. Entre os autores estão o neurocientista Carl Hart, professor de psicologia na Universidade de Columbia, e Anand Grover, ex-relator da ONU sobre o direito à saúde e membro da Comissão Mundial sobre Políticas de Drogas. Os artigos tratam de experiências práticas e pesquisas realizadas na Índia, Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Nigéria.

Além disso, esta edição conta com outros oito textos diversos em tamanho e formato. Pela primeira vez, a Revista Sur apresenta um ensaio fotográfico, com curadoria de Leandro Viana, que reúne imagens e relatos de cinco fotógrafos internacionais sobre protestos em seus países.

Acesse a Sur 21 completa aqui.SUR21_cabeçalho

Sur 22: ARMAS E DIREITOS HUMANOS

Na edição de número 22 da Revista Sur apresentamos um dossiê completo sobre Armas e Direitos Humanos, matizando esse debate a partir da perspectiva das mais diversas e relevantes vozes. Entre os autores desta edição estão: a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Jody Williams (EUA); o Relator Especial da ONU sobre os direitos à liberdade de reunião pacífica e de associação, Maina Kiai (Quênia); uma das principais vozes na academia de direitos humanos, Kathryn Sikkink (EUA); além de outras importantes referências.

Como editor convidado, a Sur 22 contou com Daniel Mack, mestre em Relações Internacionais com rica trajetória profissional no âmbito da redução da violência armada e em questões de segurança internacional.

A Sur 22 trouxe também um ensaio fotográfico com Fellows da Magnum Foundation e infográficos que facilmente desvendam o tema de Armas e Direitos Humanos para um leitor/a leigo/a.

Além do dossiê temático, esta edição traz aos leitores importantes debates a respeito de temas variados como: bancos e direitos humanos, transparência no terceiro setor, maternidade na prisão, cultura do estupro na Índia, entre outros.

Acesse a Sur 22 completa aqui.

Lancamento_22_PORT_02